Maestro
António João Fernandes Luís
Natural da freguesia de Vilar Chão, concelho de Vieira do Minho, nasceu a 4 de Agosto de 1975.Iniciou, a sua formação musical com 13 anos de idade na Sociedade Filarmónica de Vilar Chão e onde ingressou, como executante de Trompete, um ano mais tarde.
Com 18 anos, alistou-se nas fileiras do Exército, onde concorreu e foi admitido, na Escola de Sargentos do Exército, no 26º Curso de Formação de Sargentos Músicos, findo o qual foi colocado na Banda Sinfónica do Exército, onde desempenhou funções de executante de Trompete de 2000 a 2005.
Ao longo da sua carreira tem colaborado com várias Bandas Filarmónicas do Norte do país e frequentado diversos cursos de aperfeiçoamento musical, sendo de destacar o Curso Regional de Regência de Bandas Filarmónicas dos distritos de Braga e Viana do Castelo em 2001; O I Curso Nacional de Direcção de Banda, sob a orientação do conceituado Maestro Holandês Marcel Van Bree, em 2006; O II Curso Nacional de Direcção de Banda, orientado pelo reconhecido Maestro Holandês Jan Cober, em 2007; A Master Class de Trompete, orientada pelo professor Jorge Almeida, trompetista principal da Orquestra Sinfónica Portuguesa, em 2007; O Curso Intensivo de Expressão Musical, realizado pela Lancaster College Valongo, em 2007; O Estágio de aperfeiçoamento em trompete, sob orientação do Sargento Ajudante João Bentes, Licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra e solista da Orquestra Ligeira do Exército, em 2008.
Integrou a Banda Militar do Porto, em apoio aos III, VII, X, XI, XII e XIII Cursos Nacionais de Direção de Banda, sob orientação dos Maestros, Douglas Bostok em 2008, Eugene Corporon em 2010, José Rafael Pascual Vilaplana em 2012, 2013 e 2014, e Jan Cober em 2015.
Possui o Curso Complementar de Trompete (8ºGrau) pelo Conservatório de Música do Porto, na classe dos professores Francisco Silva e Manuel Luís Azevedo.
Estudou Acústica e Organologia com o professor José Manuel Pinheiro, História da Música com o professor Anacleto Dias, Análise e Técnicas de Composição com o professor Fernando Lapa e Formação Musical com o professor José Ferreira.
Foi membro de vários grupos de Música de Câmara, orientados pelo Maestro Búlgaro Kamen Goleminov.
Presentemente está colocado na Banda Militar do Porto (Banda do Exército), na qual com o posto de 1º Sargento desempenha as funções de executante de Trompete “ Solista “,desde 2005.Integra o Quinteto de Metais da Banda Militar do Porto.
Em Novembro de 2009 assumiu a direcção artística da Banda Musical de Carvalheira, onde é também professor da respectiva Escola de Música.